Novo estudo mostra não haver diferença na melhora de sintomas em pacientes tratados com intervenção percutânea (angioplastia) ou somente tratamento clínico na angina estável

 

O alívio sintomático é o principal objetivo da intervenção coronária percutânea (angioplastia) na angina (dor no peito) estável.

No entanto no estudo ORBITA publicado recentemente na revista LANCET foi avaliado tratamento com angioplastia coronária comparado a um procedimento placebo (onde simula que fez a angioplastia mas não fez) para alívio da angina que foi feito em cinco locais de estudo no Reino Unido.

Foram incluídos pacientes com estenoses únicas (≥ 70%) graves.  Após a inscrição,os pacientes receberam 6 semanas de otimização de medicação.

Os pacientes então tiveram avaliações prévias com teste de exercício cardiopulmonar, questionários de sintomas e ecocardiografia de estresse com dobutamina. Os pacientes foram divididos em dois grupos  para submeter-se a angioplastia ou um procedimento placebo.

Após 6 semanas de seguimento, as avaliações feitas antes da divisão dos grupos foram repetidas na avaliação final. E não houve diferença inicialmente dos pacientes tratados com angioplastia e medicação ou apenas o placebo e medicação. Este estudo vem a fortalecer a importância do tratamento clínico (medicações usadas para insuficiência coronariana e angina como AAS, estatinas, beta bloqueadores, trimetazidina e Ivabradina) na angina estável e criterizar melhor  quais pacientes deverão ser submetidos a procedimento percutâneo (angioplastia).