Deve-se cuidar da saúde bucal da criança desde antes de nascerem os dentinhos. Deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia, mas, especialmente, antes de colocar o bebê para dormir.

1. Antes do primeiro ano de idade

Depois dos primeiros dentes do bebê nascerem e até ele completar 1 ano de idade, é aconselhado escovar os dentes com uma escova de dentes própria para a idade, que deve ser macia, com a cabeça pequena e com um punho grande.

2. Após um ano de idade

A partir de 1 ano de idade, deve-se escovar os dentes do bebê com uma escova própria e pasta de dente própria para bebês, que tem menos concentração de flúor, pois os outros cremes dentais têm mais flúor que pode deixar manchas brancas nos dentes do bebê, além de correr o risco de engolir esse flúor. Saiba como escolher a melhor pasta de dentes.

Para escovar os dentes do bebê, deve-se colocar a quantidade de pasta de dente, que caberia na unha do dedo mindinho do bebê, na escova e escovar todos os dentes, na frente e atrás, com cuidado para não machucar.

Quando o bebê já for capaz de segurar na escova sozinho e escovar os dentes, os pais devem deixar que seja ele a escová-los, para se habituar, no entanto, devem escovar novamente no final para garantir que ficaram bem limpos.

Aquimed – sua Clínica Médica

Leave a Comment