Para lavar frutas e verduras corretamente, diminuindo a quantidade de agrotóxicos e de micro-organismos, deve-se fazer os seguintes passos:

1 – Lavar os alimentos em água corrente, utilizando uma bucha ou escovinha para retirar a sujeira visível a olho nu;

2- Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou de hipoclorito de sódio durante 15 minutos;

3 – Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de hipoclorito.

Mas ATENÇÃO!!! A água sanitária e o hipoclorito de sódio não devem ser usados por pessoas com problemas de tireoide, pois esses produtos contêm cloro, um mineral que reduz a absorção de iodo no intestino, nutriente fundamental para o bom funcionamento da tireoide.

É importante lembrar que consumir alimentos crus que não sejam devidamente lavados pode ser perigoso para a saúde devido à quantidade de micro-organismos nocivos e de agrotóxicos presentes nos vegetais, podendo causar problemas como dor de barriga, diarreia, febre e mal estar.

O vinagre não é uma boa opção para higienizar os alimentos porque ele não mata os micro-organismos, ele apenas ajuda a soltar a terra, as larvas e os insetos que ficam presos aos legumes.

Aquimed – sua Clínica Médica – trazendo dicas para uma vida mais saudável para toda a família.

www.aquimed.com.br ou 31 3047-9799
R. Iguatama, 73 – Sala 2 a 4 – Santa Inês

#saudebh #medicosbh #aquimed #clinica #santainesbh

Leave a Comment