Devemos começar a tratar o colesterol o mais cedo possível

Atualmente, na prevenção primária da doença cardiovascular, a decisão de indicar o uso de estatinas  (remédio para colesterol) é baseada na estimativa ou estratificação do risco de eventos CV para um período de 10 anos de seguimento. Nesse contexto, os indivíduos mais jovens e sob alto risco de eventos não se encontram contemplados pelos escores…

Saiba mais

É possível incluir lanches saudáveis nas festinhas?

É difícil pensar no cardápio de festas infantis opções que sejam saudáveis e que os convidados aprovem. É difícil, mas com um pouco de criatividade podemos tentar inserir algumas opções como: 1 – Espetinho de frutas com iogurte: Olha que ideia mais linda, cortar as frutas em algum formato, fazer espetinho e deixar iogurte pra…

Saiba mais

Quando deve-se começar a escovar os dentes das crianças?

Deve-se cuidar da saúde bucal da criança desde antes de nascerem os dentinhos. Deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, pelo menos duas vezes por dia, mas, especialmente, antes de colocar o bebê para dormir. 1. Antes do primeiro ano de idade Depois dos primeiros dentes do bebê nascerem…

Saiba mais

Infartei! E agora?

Primeiramente, vamos definir infarto como um tipo de Síndrome Coronariana Aguda (SCA), caracterizado pela morte de parte do músculo do coração (miocárdio), causada pela diminuição ou falta de fluxo sanguíneo no coração (isquemia). Normalmente, o infarto está ligado à formação de placas de gordura no interior dos vasos, que podem “entupir” (obstruir) as artérias coronárias…

Saiba mais

ANGIOPLASTIA ou TRATAMENTO CLÍNICO

Novo estudo mostra não haver diferença na melhora de sintomas em pacientes tratados com intervenção percutânea (angioplastia) ou somente tratamento clínico na angina estável   O alívio sintomático é o principal objetivo da intervenção coronária percutânea (angioplastia) na angina (dor no peito) estável. No entanto no estudo ORBITA publicado recentemente na revista LANCET foi avaliado…

Saiba mais