Angiologia trata doenças relacionadas aos vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Atua em conjunto com a cirurgia vascular no tratamento cirúrgico das doenças relacionadas à circulação sanguínea.
A cardiologia cuida e trata as condições e doenças relacionadas ao coração e os vasos sanguíneos atuando tanto na frente preventiva como na curativa.
A Clínica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade geralmente oncológica relacionada a patologias e tumores das vias aerodigestivas, boca, faringe, laringe, fossas nasais, tireoide e glândulas salivares. A área de atuação do cirurgião de cabeça e pescoço não inclui os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central, nem as da coluna cervical ou bucomaxilofacial.
Clínica geral é a especialidade médica, que trata doenças relacionadas à todos os sistemas e funções orgânicos, bem como distúrbios e desequilíbrio psico-emocionais. Atendendo adultos e crianças, é o médico que dispensa o encaminhamento vindo de outros profissionais.
A Dermatologia atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas, e também é especialidade indicada para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos. Já o botox, também conhecido como toxina botulínica, é uma substância que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como microcefalia, paraplegia e espasmos musculares, isso porque é capaz de impedir a contração muscular e atua promovendo a paralisia temporária do músculo, o que ajuda a reduzir os sintomas relacionados com essas situações. Além disso, ele pode ser utilizado também para fins estéticos, principalmente para diminuir a rugas e marcas de expressão. Após a aplicação do botox, a região fica 'paralisada' por aproximadamente 6 meses, mas é possível que seu efeito comece a diminuir um pouco antes ou depois, dependendo do local, sendo preciso uma nova aplicação de botox para a manutenção dos resultados visuais e funcionais.
A endocrinologia cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo. Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.
A estomaterapia é uma especialidade destinada ao cuidado de pacientes com estomias, assim como feridas agudas e crônicas, fístulas e inserção de cateteres e drenos, pacientes acometidos incontinência anal e urinária, entre outros quadros relacionados. Esse profissional atua tanto na prevenção, quanto no aspecto terapêutico ou de reabilitação.